sábado, 27 de abril de 2013

TIPOS DE CONTRAÇÃO


  • CONCÊNTRICA: Aproximação da inserção e da origem muscular durante a contração
  • EXCÊNTRICA: Afastamento da inserção e da origem muscular durante a contração
  • ISOMÉTRICA: Inserção e origem não afastam-se nem aproximam-se durante a contração.

Com base nos conceitos acima, vejamos uma aplicação da contração concêntrica e da excêntrica em um experimento onde se avaliou Vo2 e [LA].

Os dois gráficos acima são resultados de um estudo onde o atleta foi submetido em um momento a trabalho concêntrico; em outro momento, somente a trabalho excêntrico. Pelos dados do gráfico, nota-se que o Vo2 máx. e o lactato são inferiores nos exercícios de contração excêntrica e, ainda assim, alcançaram maior capacidade de trabalho em ambos. na análise fria desses dados é fácil deduzir que a contração excêntrica é mais eficiente biomecanicamente. No entanto, observe o gráfico abaixo:


No dia anterior aos testes, o nível de enzima CK presente no sangue era estável. No entanto, com o trabalho excêntrico, o nível subiu exageradamente em relação ao concêntrico e pior: manteve-se por mais tempo presente no sangue. Ora, sabemos que a enzima CK é um importante indicador de lesão muscular. Assim, embora o trabalho excêntrico seja mais eficiente no que se refere a lactato e Vo2, seu custo é muito alto, pois o tecido muscular resta muito lesionado após o exercício físico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário