sábado, 27 de abril de 2013

Hormônios Hipofisários

Hormônios Hipofisários

GH

O GH  (Growth Hormone) é o hormônio do crescimento. Ao contrário de outros hormônios produzidos pela hipófise, que regulam outras glândulas, o GH age no metabolismo do corpo inteiro, atuando não só no crescimento longitudinal, mas nas células como um todo. 

Abaixo, um gráfico com a evolução circadiana do GH ao longo do dia:


O GH (hormônio de crescimento) é fundamental para a recuperação do exercício e melhor qualidade de vida. Podemos verificar que no gráfico acima retirado do livro "Fundamentos do Treinamento de Força Muscular" de "Fleck e Kraemer (2006)", que este hormônio possui um ritmo circadiano, ou seja, sua concentração é alterada de acordo com o horário do dia, tendo seu aumento no inicio da madrugada e seu pico em torno de 3 horas da manhã.

O exercício físico de alta intensidade, como o treinamento de força, estimula a produção de diversos hormônios, e o GH esta incluído nessa lista. Ele estimula a produção e liberação de IGF-1 pelo fígado, que atua nos tecidos em conjunto com o GH. Teoricamente essa liberação de hormônios é maior em exercícios de alta intensidade pela característica deste tipo de treino em gerar maior numero de micro lesões  necessitando de mensageiros (hormônios) para que ocorra a recuperação e supercompensação do tecido muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário