sábado, 27 de abril de 2013

TÉCNICA DE ALONGAMENTO


  
É sabido que o alongamento muscular é importante principalmente quando pensamos em relaxamento e/ou flexibilidade muscular. No entanto, de mesmo forma, também temos consciência que muitas vezes as técnicas de alongamento são mal empregadas não só pelos atletas, mas lamentavelmente também pelos educadores físicos.

Vamos então falar sobre esse alvo de tantas polêmicas de forma pragmática, categorizando-o de 2 formas distintas:

OBJETIVOS DO ALONGAMENTO:

TREINAMENTO DE FLEXIBILIDADE: A flexibilidade é importante em muitas das rotinas diárias e e sua importância estende-se até a manutenção da autonomia do indivíduo. A elasticidade muscular e a elasticidade articular são importante na prevenção de lesões.
AQUECIMENTO: O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esporte, seja ele competitivo, educacional ou de participação.
RELAXAMENTO MUSCULAR: Principalmente empregado no pós-treino.

TIPOS DE ALONGAMENTO:
BALÍSTICO: Aqui, o estiramento envolve o movimento repetitivo da parte do corpo que está sendo alongada, em uma situação que assemelha-se ao de um balanço infantil, como por exemplo na figura abaixo,  aduções e abduções máximas. Esse tipo de alongamento gera repetidos reflexos miotáticos.


ESTÁTICO: O alongamento é lento e contínuo, é o mais observável nas academias e aulas de educação física. No alongamento estático temos um estiramento que leva a um reflexo miotático. No entanto, há uma contração isométrica com muita tensão, o que acaba gerando também um reflexo miotático inverso. Esse reflexo miotático inverso acabará redundando num relaxamento muscular.


F.N.P. (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva): A F.N.P. é semelhante ao alongamento estático, mas envolve o auxílio de uma força externa para aumentar ainda mais a tensão sobre o grupo muscular trabalhado. Aumentando ainda mais a tensão, evidentemente aumenta-se ainda mais o estímulo ao Órgão Tendinoso de Golgi (OTG). Assim, temos uma inibição do reflexo miotático e uma potencialização do reflexo miotático inverso. Isso é facilmente observável quando a força externa é inibida e rapidamente reacionada. Quando isso ocorre, visualiza-se o ganho de alguns graus de amplitude da flexibilidade do indivíduo submetido ao alongamento.


TIPO X OBJETIVO DO ALONGAMENTO
Para Flexibilidade: deve-se usar todas as técnicas

Para Relaxamento da Musculatura Antagonista: Alongamento balístico

Para Relaxamento da Musculatura Agonista: Alongamento estático

Para Aquecimento: Estático e Balístico




Nenhum comentário:

Postar um comentário