segunda-feira, 8 de abril de 2013

Proteínas

3ª semana



As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos. Uma proteína pode conter milhares de aminoácidos, com sequência dessas unidades determinada pela informação genética contida no gene. Portanto, todo o funcionamento de um organismo é conduzido pelo controle das moléculas de DNA.
A partir do DNA ocorrem as transcrições, com a fabricação de RNAs: transportadores, ribossômicos e mensageiros. Cada um com sua função específica no processo de tradução, proporcionam a produção de uma ou várias proteínas.
O que é um gene? Segmento de uma molécula de DNA com capacidade de sintetizar proteína. E um cromossomo? Conjunto, emaranhado de DNA.

Problemas genéticos podem ser desencadeados por três formas:
Deleção de um aminoácido decorrente de uma síndrome genética transmitida ao mecanismo de transcrição; ou uma simples troca de aminoácidos;
Colocação de outro aminoácido que não deveria ser introduzido, pois cada códon se liga a um aminoácido específico;
Inversão da posição modificando a ordem da sequência de aminoácidos.


DNARNA MensageiroCódon (sequência de três bases que se ligam a um aminoácido especifico. Define a qual aminoácido irá se ligar).


·         No caso de mutação genética em uma ou mais bases (nucleotídeos), ocorre alteração nas codificações entre DNA, RNA Mensageiro e Códon- aminoácido específico. Podendo ocasionar diferentes tipos de síndromes ou nenhum tipo de alteração significativa.

·         O número de proteínas necessárias a serem ingeridas por dia é de aproximadamente 0,8 – 1,1 g/ Kg (peso corporal), podendo variar até 1,4 – 2,1 g/kg, em casos específicos.

·         O exercício com restrição de CHO demonstrou um maior resultado, pois quando se tem um valor de CHO muito baixo, consequentemente o nível de glicemia também baixa (hipoglicemia) e então passasse a produzir glicose através de proteínas ( neoglicogênese).

                                                                      Gráfico de Ekblon



INTENSIDADE
·         Absoluta: Sempre em termos físicos (V, F, POT. Etc);
·         Relativa: Normalmente em termos de percentual (%), relativo ao indivíduo numa atividade específica.

Gráfico de Costill




INTENSIDADE X DURAÇÃO

A duração depende do condicionamento físico, dessa forma, pode- se dizer que a “ intensidade manda na duração”. Ou seja, se o indivíduo não estiver preparado para alta intensidade, com certeza, a duração da sua prática será reduzida, comparada a de alguém que esteja condicionado a essa determinada atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário