O hipotálamo produz uma série de hormônios que regulam a liberação ou inibição de outros hormônios hipofisários. No entanto, a ocitocina e o ADH não possuem correspondentes hipofisários e são responsáveis, respectivamente, pela contração uterina/ejeção de leite e pela contenção diurética.
Para focarmos a fisiologia do exercício, vamos abordar o hormônio ADH, ou vasopressina. Trata-se de um hormônio humano secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial, fazendo com que os rins conservem a água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina. Deficiências na regulação da urina pelo hormônio ADH leva à diabete insipidus, onde há grande dificuldade de contenção diurética.
Pois bem, onde o exercício físico influi?
O exercício físico gera desidratação, pois é necessário suor para regular a temperatura do corpo. No entanto, a produção de ADH só torna-se significativa quando o homem já está com seu volume sanguíneo diminuído pelo início da desidratação, ou quando o exercício é de intensidade próxima ou acima do limiar ventilatório 2. Assim, é possível afirmar que o exercício físico estimula a produção de ADH.
Curiosidade: O álcool inibe o ADH, gerando grande quantidade de urina e, consequentemente, desidratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário