terça-feira, 11 de junho de 2013

ASMA

Antes de falar em asma, vamos entender o que é VEF1 - Volume Expiratório Forçado em 1 Segundo. Observe o gráfico abaixo:



O VEF1 é um marcador importante de resistência respiratória. Um volume expiratório normal deve girar por volta da razão de 0,7, ou seja, VEF1 / CV.100 = 0,7. Se for menor que 0,7 o indivíduo tem doença respiratória obstrutiva, ou asma, conforme bem apresentado no mesmo gráfico. 

Ora, a asma é uma doença inflamatória dos brônquios, causada principalmente por reações alérgicas. Agentes como o ar frio e seco entram em contato com a mucosa da traqueia que passa então a produzir histamina e consequentemente a bronco-constrição. 

E o exercício, ajuda ou prejudica ainda mais nesse quadro? Vamos por partes. 

Num primeiro momento, você meu leitor, deve estar pensando algo assim: o exercício aumenta a ventilação, o que aumenta o impacto de agentes alergênicos no sistema respiratório e consequentemente aumenta a reação alérgica, ou seja: se o asmático pratica atividade física, ele piora seu quadro.

Não é bem assim. Na realidade, o quadro pintado acima de fato ocorre, mas se o asmático, nessas condições, for colocado em posição de ancoragem para livrar bem as vias respiratórias a crise cessa. E o curioso é o seguinte: se ele voltar imediatamente a praticar exercício, a crise não ocorre mais. Por que???

É simples. Uma vez induzida a histamina e ocorrido o bronco-espasmo, na segunda oportunidade a musculatura não reagirá mais à histamina por uma ou duas horas. Com a sequência de eventos desse tipo, o indivíduo desenvolverá uma resistência à histamina, trazendo-lhe alívio aos sintomas característicos da asma. 

No que concerne especificamente a exercício para asmáticos, têm-se na natação uma excelente alternativa. O ambiente de natação em academias e clubes é úmido, quente - nas piscinas aquecidas - sem pólen, sem pelos, etc. Essa ausência de agentes alergênicos evita o




Nenhum comentário:

Postar um comentário